O governo federal anunciou nesta quarta-feira (7), o Defesa Civil Alerta, projeto-piloto do sistema brasileiro de alertas contra desastres.

O evento aconteceu no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

A nova tecnologia, criada em parceria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e das quatro grandes operadoras de telefonia, será executada em 11 municípios brasileiros inicialmente.

São eles: 

  • Roca Sales (RS),
  • Muçum (RS), 
  • Blumenau (SC), 
  • Gaspar (SC), 
  • Morretes (PR), 
  • União da Vitória (PR), 
  • São Sebastião (SP), 
  • Cachoeiro do Itapemirim (ES), 
  • Indianópolis (MG), 
  • Petrópolis (RJ) 
  • Angra dos Reis (RJ). 

O sistema utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas, com aviso sonoro e vibratório, sobressaindo-se a qualquer outro conteúdo em uso na tela do usuário. O alerta também vai funcionar nos celulares em modo silencioso.

Com o novo sistema, os residentes em áreas de risco e visitantes (inclusive estrangeiros) que estejam passando pelo local vão receber as mensagens sem a necessidade de cadastro prévio.

A implantação da nova ferramenta será feita em uma operação assistida. No dia 10 de agosto, os telefones vão receber o alerta, mas num sinal de demonstração, cujo objetivo é informar o início da disponibilidade do Defesa Civil Alerta.

O órgão vai monitorar o funcionamento, durante um mês, para avaliar eventuais ajustes. O cronograma de nacionalização da tecnologia ainda será definido.

O diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, Armin Braun, explicou que o novo sistema trata-se de uma tecnologia nova que precisará por textes para ser nacionalizado.

“É o início de um processo. Poucos países do mundo aplicam essa tecnologia. Vamos ter uma operação assistida em 11 municípios, a partir do dia 10, e aí vamos lançar uma mensagem para a população. É uma mensagem de demonstração. E aí vamos ter 30 dias de operação piloto, assistida nesses municípios. E a partir daí que vamos planejar como vamos fazer a nacionalização”

Qual a diferença entre o novo sistema de Defesa Civil para o antigo?

O sistema vai ter avisos mais “intrusivos” para a população,o que significa que as mensagens nos celulares dos usuários vão ter sons e mensagens na tela do aparelho que irão se sobrepor aos demais aplicativos.

Outra diferença do serviço que se tem hoje é que o novo sistema irá dispensar cadastro prévio pelos usuários com indicação de endereços de interesse. Os alertas serão feitos para determinadas regiões, alcançando aparelhos dentro do perímetro delimitado.

Como verificar se o sistema está disponível para o meu celular?

Em dispositivos Android, é possível encontrar essa informação seguindo os passos:

1. Acesse “Configurações” no seu telefone.
2. Em seguida abra a opção “Sobre o telefone” e procure por “Informações do software” ou um nome similar.
3. Em “Informações do software” é possível encontrar a versão do sistema operacional do seu dispositivo.

Em dispositivos com sistema operacional iOS, o processo é semelhante:
1. Abra “Ajustes”.
2. Toque em “Geral”.
3. Selecione “Sobre” e aparecerá a versão do seu aparelho.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.