A partir do dia 15 de agosto, mais de 99 linhas de ônibus do sistema de transporte público coletivo do Distrito Federal (DF) não receberão o pagamento de dinheiro em espécie.
Cerca de 52 linhas já não aceitam esse tipo de pagamento desde o começo de julho. Além dessas, 30 linhas da Piracicabana, 19 da Pioneira, 10 da Urbi, 24 da Marechal e 16 da BsBus também não receberão dinheiro em espécie.
“Com essa inclusão, 16% das linhas do sistema passam a aceitar somente pagamento por meio eletrônico, com o uso de cartões de transporte e bancários, além do QR Code [bilhete avulso]”
Disse o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalvez.
O secretário pontuou que a tarifa paga em dinheiro está sendo retirada gradualmente das linhas em que o pagamento em espécie já está sendo pouco utilizado.
Segundo Gonçalves, a previsão é que o dinheiro não esteja mais em circulação nas demais linhas até o final do ano.
Com objetivo de facilitar o pagamento da população e dar suporte aos usuários do cartão Mobilidade, o BRB Mobilidade implementou mais 25 novos pontos de retirada de cartões e recarga.
Agora, há 151 potnos de atendimento.
O aplicativo do BRB Mobilidade também possibilita adquirir crétidos de transporte com o pagamento via Pix no próprio app.
Modernização no pagamento das passagens no DF
Essa iniciativa da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) busca modernizar o sistema de transporte, além de proporcionar mais segurança e transparência para usuários e prestadores de serviços.
Em 2023, o pagamento de passagens em dinheiro somava R$ 278,5 milhões, correspondendo a 31% dos acessos. Hoje, esse tipo de pagamento caiu para cerca de 16%.
“Desde o início do programa, constatamos redução no pagamento em espécie de todas as linhas”, destaca Zeno Gonçalves, segundo a Agência Brasília.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.
Fonte: Agência Brasília.