O governo fechou uma operação com o mercado que garantiu a antecipação de R$ 7,8 bilhões de recursos que a Eletrobras terá que pagar nos próximos anos, que vai afetar positivamente a conta de luz dos brasileiros.
Esse recurso será usado para quitar empréstimos atualmente pagos pelos consumidores de energia, resultando na redução das contas de luz.
A securitização foi autizada pela medida provisória 1.212 de 2024, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Com esse valor bilionário, o empréstimo da conta covid (2020) e da conta de escassez hídrica (2022) que foram contratados pelo setor elétrico no mercado financeiro serão quitados.
A quitação dos empréstimos ainda conta com R$ 4 bilhões de saldo que já estava nas contas Covid e Escassez Hídrica, recolhidos pelos consumidores nos últimos meses.
Redução do valor das contas de luz
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira afirmou que a quitação vai permitir uma redução nas contas de luz de 2,5% a 10%, a depender do Estado.
Dessa forma, as empresas que atendem Estados mais pobres precisaram de mais recursos da Conta Covid, segundo o Poder360.
“Estados mais pobres, como o Amapá, vão ter um desconto de 10% na conta de luz tirando o pagamento desses empréstimos. Nós tivemos o cuidado de só fazer a operação se tivesse vantagem para o consumidor, o que realmente aconteceu”, afirmou o ministro.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.
Fonte: Poder360.