A queda do ATR-72 matrícula PS-VPB em Vinhedo, na sexta-feira (9), que deixou 62 mortos, é o quinto pior acidente da história envolvendo o modelo da fabricante franco-italiana.
Os dados são compilados pela consultoria Aviation Safety Network.
O ATR-72 é um turboélice comercial bimotor de médio porte e asas altas cujo primeiro voo se deu em 1988. De lá para cá, foram registrados 403 ocorrências envolvendo a aeronave, sendo 66 acidentes e 532 mortes. Houve 40 episódios com perda total do avião.
No Brasil, até hoje, houve 33 ocorrências. Até o acidente do voo 2283, que ia de Cascavel (PR) a Guarulhos (SP), não havia registros de mortes entre eles.
O maior acidente da história com o modelo ocorreu em janeiro do ano passado, na cidade de Pokhara, no Nepal, com a queda da aeronave operada pela Yeti Airlines. A queda do ATR 72-500, mesmo modelo do avião da Voepass que caiu em Vinhedo, deixou 72 mortos.
A primeira ocorrência em que há registro de fatalidades envolvendo a aeronave é a queda de um ATR 72-212, da American Eagle, próximo a Roselawn, nos Estados Unidos, em outubro de 1994. Foram perdidas 68 vidas.
A configuração padrão do ATR 72-500 conta com 68 assentos. Outras possibilidades tem de 64 até 74 assentos.
Veja relato de bombeiro sobre cena e trabalho com vítimas
Maiores acidentes envovendo o ATR 72
- Janeiro de 2023: ATR-500, Yeti Airlines, Pokhara (Nepal) – 72 mortes
- Novembro de 2010: ATR 72-212, Aerocaribbean, próximo a Guasimal (Cuba) – 68 mortes
- Outubro de 1994: ATR 72-212, American Eagle, próximo a Roselawn (EUA) – 68 mortes
- Fevereiro de 2018: ATR 72-212, Iran Aseman Airlines, Yasuj (Irã) – 66 mortes
- Agosto de 2024: ATR 72-500, Voepass, Vinhedo (Brasil) – 62 mortes
A aeronave em questão é um modelo consagrado e bem-sucedido no mercado.
O ATR 72-500 é amplamente utilizado na aviação regional, sendo ideal para distâncias médias e com capacidade para transportar entre 50 e 90 passageiros, dependendo da configuração.
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