Nesta segunda-feira (12), a Associação e Sindicato dos Diplomatas Brasileiros (ADB Sindical) votou de forma favorável a um indicativo de greve para a categoria de diplomata. Caso seja aprovada, a mobilização será o primeiro estado de greve da história dos funcionários do Itamaraty.
O sindicato afirmou que a mobilização foi aprovada por 95% dos votantes e pode ser causada pela insatisfação dos diplomatas com a contraproposta de readequação salarial do Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
O órgão do governo quis um reajuste variável de 7,8% para a classe de Terceiros Secretários e 23% para embaixadores, ministros de primeira classe, escalonados de 2025 a 2026.
Vale destacar que a categoria rejeitou a proporsta do governo e afirmou que o reajuste seria insuficiente “para recompor as perdas inflacionárias do período recente”. O reajuste pedido pelos funcionários é de 36,9% inicialmente.
Greve histórica no Itamaraty
O sindicato afirmou que é possível ter uma greve histórica como resultado da insatisfação da categoria.
Em nota, o ADB informou que os servidores do Ministério das Relações Exteriores demoram cerca de 30 anos para chegar ao teto salarial, algo alcançado em até 10 anos por outras carreiras no setor público.
De acordo com a Tabela de Remuneração do governo federal, o salário inicial do diplomata brasileiro varia de R$ 20,9 mil a R$ 29,8 mil (valor bruto).
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.