O presidente Lula está discutindo a possibilidade de uma nova eleição presidencial na Venezuela com integrantes do governo.
A ideia é que seja realizada uma espécie de 2° turno entre o presidente Nicolás Maduro e o seu principal opositor Edmundo González.
O grande impasse está nas atas eleitorais apresentadas, tanto pelo governo de Maduro, quanto pelos opositores liderados por Maria Corina Machado. Ambos os documentos mostram diferentes resultados.
A ideia dessa nova eleição teve origem com o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, apresentada ainda em caráter informal para o presidente.
Nova eleição na Venezuela
Os assessores de Lula apontaram que a nova eleição dependeria da maior participação de órgãos internacionas.
Além disso, foi citado a negociação de anistia para os atuais integrantes do governo chavista e a possibilidade de suspensão de sanções da União Europeia e dos Estados Unidos.
Caso aceito, há dúvidas sobre a aceitação de Maduto e González, uma vez que ambos já dizem ter sido vencedores das eleições no território venezuelano.
A sugestão de uma nova eleição deve ser ainda abordada por Lula e os presidentes do México, Andrés Manuel López Obrador, e da Colômbia, Gustavo Petro.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.