O senador Esperidião Amin comentou, nesta quarta-feira (14) sobre a denúncia contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Amin afirmou que as reportagens da Folha de São Paulo confirmam o abuso de poder e a falta de imparcialidade do ministro.
Alexandre de Moraes está sendo acusado de abusar da estrutura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a produção de relatórios com acusações contra bolsonaristas.
Sem surpresas
Dessa forma, o senador disse que embora o conteúdo divulgado tenha surpreendido a muitos, o mesmo não surpreendeu ele, pois já estava convicto das atitudes ilegais do ministro.
“Foi uma surpresa impactante a divulgação, mas não foi para mim. É um começo que está sendo feito, que revela não o espírito da Justiça brasileira, mas sim o ativismo de quem quer, a qualquer preço, intimidar, silenciar e impedir que nós saibamos a verdade completa”, disse Amin.
Leia mais: Alexandre de Moraes e senadores querem denunciar juízes após mensagens divulgadas
Além disso, Esperidião Amin também disse que a continuidade das reportagens acerca das gravações obtidas podem revelar a manipulação de Moraes no processo judicial.
STF
Entretanto, ministros do STF saíram na defesa de Moraes negando as acusações. Entre eles o ministro Flávio Dino afirmou que ao solicitar os relatórios ao TSE, Alexandre de Moraes “cumpriu estritamente com o seu dever legal”.
Já o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, disse que os documentos eram sobre pessoas que já estavam sendo investigadas pelo Tribunal, não havendo qualquer ilegalidade no pedido de Moraes.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.