A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou que a pasta vai criar um Comitê de Operação de Emergência para enfrentar a disseminação da mpox, que tem causado preocupação entre as autoridades internacionais nesta quarta-feira (14).
Ainda hoje, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a situação da mpox na África configura uma emergência de saúde pública de importância internacional, devido ao risco de propagação global e à ameaça de uma nova pandemia.
Esse é o nível mais alto de alerta da organização. Mesmo nesse cenário, a ministra ressaltou que o momento exige alerta, mas não de alarme.
“Nós vamos instituir um Comitê de Operação de Emergência, envolvendo Ministério da Saúde, Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], conselhos de secretários municipais e estaduais de saúde. Já estávamos acompanhando, tivemos reunião de especialistas, há duas semanas, desde que começaram os casos, e essa possibilidade [de disseminação da doença], e vamos analisar as questões como vacina. Não há motivo de alarme, mas de alerta”
Afirmou a ministra para jornalistas, de acordo com a Agência Brasil.
Entre as ações planejadas pelo ministério estão a compra de testes diagnósticos, a emissão de alertas para viajantes e a atualização do plano de contingência. No que se refere às vacinas, não há previsão de imunização em massa no momento.
No ano passado, a vacinação contra a mpox foi realizada em caráter emergencial, utilizando doses liberadas provisoriamente pela Anvisa, que também foram utilizadas em pesquisas científicas.
Segundo a avaliação do Ministério da Saúde, a nova onda da doença representa um risco baixo para o Brasil neste momento.
Dados da pasta indicam que, em 2024, foram notificados 709 casos de mpox no país, com 16 mortes, a mais recente ocorrida em abril de 2023. Em nível global, os casos registrados em 2024 já ultrapassam os números de 2023, totalizando mais de 14 mil infecções e 524 óbitos.
Em maio de 2023, a OMS havia alterado o status da covid-19 e, quase uma semana depois, declarou que a mpox não era mais considerada uma emergência de saúde pública de importância internacional. Anteriormente, em julho de 2022, a entidade havia decretado a emergência devido ao surto da doença em diversos países.
O que é mpox?
Mpox é uma doença zoonótica viral, que pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e também por materiais contaminados.
Os sintomas costumam incluir erupções cutâneas ou lesões de pele, além de ínguas inchadas, dores no corpo, febre, dor de cabeça, fraquesa e calafrio.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.