Ícone do site Portal Norte

Presidente Lula defende criação de bloco com PIB forte

Presidente Lula participa da sessão de abertura do fórum Um Projeto de Brasil

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O pesidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender nesta quarta-feira (14) o incentivo à integração econômica entre países da América Latina. Na avaliação do petista, o futuro do Brasil “está próximo de nós” e a intenção é de se criar um bloco com um forte Produto Interno Bruto (PIB).

Lula participou nesta quarta-feira (14), da sessão de abertura do fórum Um Projeto de Brasil, do novo ciclo da série Diálogos Capitais, que comemora os 30 anos da Carta Capital. 

Os temas discutidos no encontro foram focados na integração nacional e sul-americana e nos caminhos para uma transição energética.

“Nosso futuro está próximo de nós. É com essa gente que pode comprar produtos manufaturados que a indústria brasileira produz, ou com essa gente que pode ser sócios na construção de outras empresas que queremos criar, é que a gente vai criar um bloco forte, com PIB muito forte e que vai ter inserção no conjunto das negociações mundiais.” 

O chefe do Executivo afirmou que os países do Mercosul estão dispostos a assinar o acordo com a União Europeia, e que a assinatura, agora, depende do bloco europeu.  Quanto à resistência da França, ele comentou que o grupo “que se vire” com a resistência que o país tem com os produtos do Mercosul.

“Nós estamos prontos para firmar o acordo Mercosul e União Europeia. Agora, depende da União Europeia, porque nós aqui já decidimos o que queremos, e já comunicamos a eles”, disse Lula, durante sessão de abertura do fórum Um Projeto de Brasil, do novo ciclo da série Diálogos Capitais, promovido pela revista Carta Capital, nesta quarta-feira.

A França é relutante a produtos do Mercosul, uma vez que é a principal favorecida pelo mercado agrícola fechado da União Europeia.

Lula disse já ter comunicado sobre a posição do Mercosul à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

“Agora só depende deles, não depende de nós”, afirmou o presidente da República.

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.

acompanhe:

Seu ponto de acesso para notícias no Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e

Rondônia é o Portal Norte. Informações atualizadas e de confiança.

Sair da versão mobile