O governo federal estuda a possibilidade de realizar uma segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) em agosto de 2025.  A informação é da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck. Ela afirmou também que há previsão orçamentária para o projeto.

De acordo com os cálculos da ministra, houve a criação de cerca de 14 mil vagas para o serviço público em órgãos do governo federal. Ela soma as vagas de concursos em andamento às que o MGI já autorizou desde o ano passado. 

Há a previsão de entrada de aproximadamente 7 mil aprovados até o fim de 2026. Esther Dweck prevê que o número de vagas abertas no funcionalismo público pode chegar a 21 mil. Isto serviria para repor parte da saída de aproximadamente 70 mil servidores federais desde 2016. 

Além disso, a ministra explicou que, somente de janeiro a agosto de 2024, 1.085 vagas receberam autorização do MGI, e que novas permissões de concursos públicos federais devem acontecer até dezembro.

“Temos uma previsão orçamentária. Então, entre o fim deste ano e o ano que vem, a gente vai começar a autorizar a chamada de excedentes, como chamamos o cadastro de reserva, ou de novas vagas para áreas que não foram contempladas ainda”, disse, durante o programa Bom Dia, Ministra.

Provas

Cerca de 65% dos mais de 2,11 milhões de candidatos inscritos ainda não foram conferir o local onde farão as provas em dois turnos no domingo (18). Dweck orientou os candidatos a acessarem a Área do Candidato, mesma página da internet em que a pessoa fez a inscrição, a fim de conferir o seu local de prova e não deixar tudo para última hora.

“Façam uma prova com tranquilidade, mas, por favor, não deixem de acessar o cartão de confirmação de inscrição, com seu local de prova, e checar se tá tudo certo. Então, vocês conhecem o local e ficam tranquilos para fazer a prova”.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.