O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) oficializou o reconhecimento de 11 cidades do entorno do Distrito Federal como Região Metropolitana.
A nova região foi instituída pela Lei Complementar nº 181/2023, sancionada em 5 de janeiro de 2023 pelo governo de Goiás.
Com a designação oficial, o IBGE passará a monitorar a Região Metropolitana, realizando diagnósticos em áreas cruciais como segurança, saúde e educação.
Esse reconhecimento facilita a cooperação entre os governos de Goiás e do Distrito Federal, promovendo melhorias na mobilidade urbana e no transporte público coletivo interestadual semiurbano, além de estimular o desenvolvimento integrado da região.
Miguel Angelo Pricinote, subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte da Secretaria-Geral do governo de Goiás, destacou que o reconhecimento pelo IBGE “vai facilitar a cooperação entre os governos de Goiás e do DF, incluindo a melhoria da mobilidade urbana e do transporte público coletivo interestadual semiurbano.”
Atualmente a Região Metropolitana do DF inclui as seguintes cidades:
- Águas Lindas de Goiás
- Cidade Ocidental
- Cocalzinho de Goiás
- Cristalina
- Formosa
- Luziânia
- Novo Gama
- Padre Bernardo
- Planaltina de Goiás
- Santo Antônio do Descoberto
- Valparaíso de Goiás