O senador Marcio Bittar (União-AC) comentou sobre os incêndios na Amazônia durante um pronunciamento na quarta-feira (21).
Ele destacou que não dá mais para continuar culpando o ex-presidente Jair Bolsonaro por essa situação.
“Nós estamos no segundo ano do novo governo. Portanto não é possível que continuem culpando o governo do presidente Jair Bolsonaro”, disse.
Segundo Bittar, a fala foi uma indireta para a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente. A ministra disse ontem em entrevista coletiva que se o governo federal não tivesse tomado providências antecipadas, as consequências seriam piores.
“Como não somos negacionistas, começamos a trabalhar”, disse Marina.
Ela deu a entender que o governo anterior teve responsabilidade sobre a situação atual, omitindo ações.
Além disso, o senador também criticou a ministra por não autorizar a licença para a construção da BR-319, rodovia que conecta Manaus a Porto Velho.
Segundo Bittar, essa decisão da ministra deixa o Amazonas e o Acre isolados permanentemente.
O senador Marcio Bittar destacou o impacto econômico na região, mencionando que o preço do botijão de gás chegou a R$ 200, enquanto a gasolina e o diesel atingiram R$ 13 por litro.
Ele atribuiu essa alta dos preços aos problemas de infraestrutura, ressaltando que a falta de estradas tem isolado e empobrecido as comunidades locais.
Com a forte seca e incêndios recorrentes, o transporte fluvial fica ainda mais prejudicado.
Por outro lado, nesta semana, o ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que o asfaltamento do trecho do meio na BR-319, que interliga Porto Velho (RO) e Manaus (AM), é uma prioridade do governo Lula.
Incêndios na Amazônia
O governo informou que o Norte do país enfrenta cerca de 360 frentes de incêndios, com mais de 1,4 mil brigadistas envolvidos.
Desde janeiro, os registros mostram mais de 59 mil focos de incêndio na Amazônia, o pior número desde 2010.
Como resultado, a fumaça das queimadas alcança cidades em dez estados, que têm enfrentado céus cinzas e uma queda na qualidade do ar.
Nesta quarta-feira (21) o governo federal, em parceria com os governos estaduais da Amazônia Legal, anunciou que vai criar frentes de atuação para combater os incêndios florestais.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.