O Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) afirmaram em nota a paralisação da categoria. O ato será concentrado na Câmara Legislativa do DF e está marcada para começa às 14h desta quinta-feira.
Os profissionais reinvidicam melhores condições nas escolas públicas, que estão com turmas superlotadas, além de receberem menrendas sem qualidade, sucateamento do EJA (Educação de jovens e adultos) e da educação inclusiva.
Além disso, o Sinpro critica os salários defasados dos professores.
Professores do DF pedem reajuste salarial
Em nota, a diretoria do Sinpro-DF destacou a reinvidicação da categoria de 19,8% de reajuste salarial, como proposta na meta 17 do Plano Distrital de Educação.
“O índice repõe as perdas inflacionárias geradas de janeiro de 2019 a dezembro de 2023, quando tudo aumentou e, proporcionalmente, nossa remuneração diminuiu”, afirmou o colegiado do Sinpro.
Somado a esse pedido, a diretoria também pede nomeações em período mais bre possível, pois há uma carência de profissionais efetivos nas escolas no DF.
O sindicato da categoria fez comparativos de investimentos milionários do governo do Distrito Federal, baseados no Portal da Transparência, que aponta maior investimento em publicidade e propaganda e levantamento de um viaduto do que na educação pública.
“Outra comparação alarmante feita a partir do Portal da Transparência foi o gasto com a construção de viaduto e o investido para a reforma de unidade escolar em 2023. O governo pagou quase R$ 75 milhões para levantar o viaduto. Entretanto, para a reforma de escola, foram pagos menos de R$ 6 milhões.”, constatou o sindicato.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.