O ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) alertou que, desde quinta-feira (22), está recebendo denúncias de coordenadores estaduais e municipais do Bolsa Família sobre um novo golpe direcionado aos beneficiários do programa.
Em nota, o MDS afirmou que as famílias têm relatado o recebimento de SMS contendo links maliciosos.
“Ao clicar nesses links, as vítimas acabam expondo suas informações, o que permite que criminosos tenham acesso às contas bancárias onde são depositados os benefícios do Bolsa Família, geralmente acessados pelo aplicativo Caixa TEM”, diz a nota.
Segundo o MDS, como resultado, isso possibilita a retirada indevida dos valores disponíveis na conta, incluindo aqueles transferidos pelo programa.
Em resposta, o MDS esclareceu que o Bolsa Família se comunica exclusivamente por meio de mensagens nos extratos bancários e no aplicativo do programa.
Além disso, o programa não envia SMS com links e não realiza ligações telefônicas de qualquer tipo.
O Ministério também orientou que as famílias lesadas devem procurar uma agência da Caixa Econômica Federal para contestar a transferência bancária ou realizar a contestação pelo aplicativo Caixa TEM.
Além disso, recomendou que as vítimas registrem um Boletim de Ocorrência.
Por fim, o MDS informou que está monitorando a situação em conjunto com a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão do aplicativo Caixa TEM, que já iniciou o mapeamento das ocorrências e está reforçando o protocolo de segurança do aplicativo.
Adicionalmente, a Caixa também está orientando sua rede bancária para oferecer o atendimento adequado às famílias afetadas.
Por causa disso, o MDS disse que vai intensificar as orientações em seus canais de comunicação para prevenir e orientar as famílias sobre como agir em casos de golpes.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.