Neste domingo (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a punição dos responsáveis por incêndios criminosos no país.
Segundo Lula, “é importante uma atuação séria na área da Justiça e da polícia para começar a punir as pessoas que estão propagando fogo”.
Além disso, ele enfatizou a gravidade dos incêndios criminosos que afetam a a saúde pública e o bem-estar de toda a população.
“Porque se ele propagasse fogo e causasse problema só para ele, tudo bem, ele quem propagou; mas, quando a fumaça ocupa o território nacional, como está ocupando agora, causando problema de saúde, essas pessoas têm que ser julgadas, têm que ser punidas por irresponsabilidade”, acrescentou.
Neste domingo (25), Lula se reuniu com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para tratar das queimadas por todo o país.
A reunião de emergência foi no Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama, em Brasília.
Lula destacou o desafio contínuo de lidar com os incêndios, observando que, mesmo após os esforços para apagar o fogo, as chamas frequentemente ressurgem com maior intensidade.
Lula disse ainda que durante a reunião o presidente do Ibama afirmou que todos os incêndios detectados são de origem humana:
“Significa que tem gente colocando fogo de maneira ilegal, uma vez que todos os estados do país já estão avisados e proibiram o uso de fogo de manejo”.
Nas redes sociais Lula ressaltou que a Polícia Federal investigará, e o governo colaborará com os estados no combate aos incêndios.
A ministra Marina Silva reforçou as falas do presidente:
“Até agora, não conseguimos detectar nenhum incêndio causado por raios, o que significa que tem gente colocando fogo na Amazônia, no Pantanal e em São Paulo”.
Incêndios em São Paulo
Neste domingo (25), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, confirmou a prisão de duas pessoas suspeitas de incêndios criminosos no interior do estado.
O primeiro foi detido em São José do Rio Preto, enquanto o segundo, flagrado pela Polícia Militar ateando fogo em uma mata, foi preso em Batatais.
Freitas destacou que as forças de segurança pública estão mobilizadas e explicou que ventos fortes, baixa umidade, estiagem prolongada e calor intenso exacerbam o problema.
Ele também mencionou o risco de queimadas intencionais de lixo e descartes e afirmou que o governo estadual está trabalhando para prender os criminosos.
Além disso, o governo iniciou uma operação especial para combater as queimadas e decretou situação de emergência por 180 dias em 45 municípios paulistas.
Atualmente, 46 cidades estão sob alerta máximo, com 21 delas apresentando focos ativos de fogo.
Fumaça em Brasília e Goiânia
Hoje, o céu de Brasília amanheceu encoberto por fumaça. Além disso, Goiânia, a cidade vizinha, também teve voos cancelados devido à mesma fumaça.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a fumaça resulta da combinação de queimadas em áreas próximas e em outras regiões do país.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.