As queimadas que atingem todo o Brasil deixam o setor elétrico em alerta pelo país.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontou que, atualmente, a situação mais caótica ocorre na Amazônia, com 45,7 mil pontos de incêndio.

Isso representa um aumento de 76% em relação aos primeiros oito meses de 2023.

Além disso, no Cerrado, os focos somam 31 mil, um crescimento de 37% em comparação aos 22,5 mil registrados no ano passado.

Os incêndios, portanto, podem impactar significativamente o setor de energia, causando quedas de luz e outros problemas.

As queimadas, por sua vez, danificam os equipamentos da rede elétrica, o que pode resultar no desligamento de linhas de transmissão, distribuição e subestações.

Consequentemente, isso interrompe o fornecimento de energia a serviços essenciais, como hospitais, escolas e unidades de abastecimento de água.

Além disso, as queimadas também podem causar graves acidentes para as pessoas que estão próximas às áreas afetadas.

O Brasil registrou, em 2023, 47 mil quedas de energia elétrica causadas por incêndios e queimadas, um aumento de 21% em comparação ao ano anterior, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), que analisou dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Nesta quinta-feira (22), uma queda de energia elétrica deixou Porto Velho (RO) e vários municípios do interior sem luz. O governo federal informou que as causas estão sendo investigadas.

Além de Rondônia, o apagão também atingiu o Acre.

Por fim, neste domingo (25), o presidente Lula e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, realizaram uma reunião de emergência no Prevfogo do Ibama, em Brasília, para discutir as recentes queimadas que estão afetando várias regiões do Brasil.

Fumaça em Brasília

Neste domingo (25), Brasília amanheceu com o céu encoberto por fumaça. O Corpo de Bombeiros explicou que o problema resulta de vários incêndios florestais ocorridos ao longo da semana. Além disso, no sábado (24), quase 40 incêndios florestais foram registrados em todo o Distrito Federal.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a fumaça visível no céu de Brasília é causada pelas queimadas em áreas próximas e em outras regiões do país, combinada com o tempo seco e a baixa umidade.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.