O Governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, anunciou a criação de um plano para enfrentar os problemas de qualidade do ar causados pela fumaça.
A capital federal amanheceu coberta de fumaça pelo segundo dia consecutivo. Ibaneis tomou a decisão durante uma reunião com autoridades na manhã desta segunda-feira (26).
Ele se encontrou com a Secretaria do Meio Ambiente, o Brasília Ambiental, a Defesa Civil e outros órgãos competentes.
O governador destacou que, “enquanto avaliamos a nuvem de fumaça proveniente de queimadas em outros estados, já determinamos a suspensão das atividades nos Centros Olímpicos e Paralímpicos”.
Ibaneis ressaltou que o período de seca e calor, aumenta o risco de incêndios. No entanto afirmou que equipes estão “preparadas para agir rapidamente”.
Por fim, lembrou que a colaboração da população é essencial.
Fumaça no DF
O céu do Distrito Federal amanheceu cinza e coberto por fumaça nesta segunda-feira (26). A situação afeta a população desde domingo.
O Corpo de Bombeiros informou que a mudança na direção do vento e um sistema de alta pressão trouxeram a fumaça dos incêndios em São Paulo para Brasília.
Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destacou que as queimadas nas áreas vizinhas, o tempo seco e a baixa umidade também contribuíram para a fumaça no DF.
Qualidade do ar
Nesta segunda-feira (26), o Instituto Brasília Ambiental emitiu um alerta sobre a qualidade do ar no Distrito Federal.
O Instituto, responsável pelo monitoramento da qualidade do ar, informou que os dados coletados no domingo (25) mostraram que o índice estava ruim.
Além disso, por volta das 19h, a situação piorou e o índice foi classificado como péssimo.
De acordo com o meteorologista Carlos Henrique Rocha, do Brasília Ambiental, a previsão é de que quarta-feira (28) ou quinta-feira (29) a situação se normalize.
“Tivemos uma noite complicada, com a qualidade do ar péssima, e hoje estamos na classificação ruim, então houve uma melhora”, disse.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.