Ícone do site Portal Norte

Incêndios no Pantanal: FAB usa piscinas com 24 mil litros para combater fogo

O KC-390 Millennium da FAB atua no combate aos incêndios no Pantanal.

O KC-390 Millennium da FAB atua no combate aos incêndios no Pantanal. Foto: @fab_oficial

Desde o fim de junho, a Força Aérea Brasileira (FAB) usa a aeronave KC-390 Millennium para combater incêndios no Pantanal.

É a primeira vez que esse tipo de avião realiza essa missão.

A FAB afirmou que a aeronave multimissão está equipada com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS).

Esse sistema permite que o KC-390 Millennium combata incêndios em voo. A aeronave é abastecida com água de duas piscinas instaladas próximas a ela, cada uma com capacidade para 24 mil litros.

O KC-390 Millennium tem uma autonomia de voo de 3h20 e, além disso, atinge uma velocidade de 988 km/h, sendo 40% mais rápido que outros cargueiros militares da mesma categoria.

A aeronave, por sua vez, mede 35,2 metros de comprimento, 12 metros de altura e possui uma envergadura de 35 metros.

Quanto à tripulação, a configuração típica inclui um piloto, um copiloto e um engenheiro de voo, podendo ainda transportar até 80 soldados equipados ou 64 paraquedistas.

Foto: @fab_oficial

Incêndios no Pantanal

No Pantanal de Mato Grosso, a preocupação é constante: a seca e a baixa umidade continuam a favorecer os incêndios.

Os incêndios que ocorrem no Pantanal já consumiram 1,3 milhão de hectares atingindo 8,7% do bioma, desde o início de 2024.

No entanto, segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o aquecimento global intensificou em 40% os incêndios florestais no Pantanal.

Além disso, os ventos fortes e altas temperaturas, que agravam os incêndios, ficaram de quatro a cinco vezes mais prováveis por causa da mudança climática.

Como consequência, fumaça dos incêndios no Pantanal e Amazônia atingiram na semana passada vários estados.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), além do Pantanal, Amazônia e Cerrado são os que mais sofrem com as queimadas.

Incêndios criminosos

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que a Polícia Federal (PF) conduz mais de 30 investigações no país para apurar as queimadas, especialmente no Pantanal.

Por fim, ela destacou que a PF já abriu 31 inquéritos entre Amazônia e Pantanal e dois agora no estado de São Paulo”, afirmou.

No domingo (25), Marina Silva e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniram em caráter de emergência no Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama, em Brasília.

Lula disse que responsáveis por incêndios criminosos devem ser punidos e o governo colaborará com os estados no combate aos incêndios.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

Sair da versão mobile