A Polícia Federal (PF) abriu investigações para apurar os incêndios criminosos pelo país, especialmente após os incêndios em São Paulo.
Segundo a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, há mais de 30 investigações da PF no país para apurar as queimadas.
Além disso, a ministra afirmou que a maior concentração dessas investigações está na Amazônia e Pantanal.
“Já temos a abertura de 31 inquéritos entre Amazônia e Pantanal e dois, agora, no estado de São Paulo”, disse.
Marina Silva e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniram em caráter de emergência no Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama, em Brasília neste domingo (25).
O encontro aconteceu após o aumento significativo dos incêndios em várias áreas do estado de São Paulo nos últimos dias.
Lula da Silva defendeu a punição dos responsáveis por incêndios criminosos no país.
Segundo Lula, “é importante uma atuação séria na área da Justiça e da polícia para começar a punir as pessoas que estão propagando fogo”.
Incêndios em São Paulo
A Polícia Civil está, atualmente, investigando todos os casos de incêndio criminoso no estado, com especial atenção às regiões afetadas pelas queimadas.
Até agora, a polícia já prendeu duas pessoas.
Na manhã deste domingo (25), por exemplo, moradores denunciaram um homem de 42 anos que ateou fogo em uma área de mata no bairro Central Park, em Batatais, região de Franca.
A equipe do 15º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I) chegou ao local enquanto as chamas se espalhavam e, rapidamente, prendeu o suspeito, que tentou fugir. Ele já tinha antecedentes criminais por roubo, furto, homicídio e posse de drogas.
Além disso, em São José do Rio Preto, um idoso de 76 anos foi preso na manhã de sábado (24) por atear fogo em lixo em uma área de mata no Jardim Maracanã.
A Delegacia Seccional da cidade registrou o caso. A Polícia Civil está, ainda, investigando outro incidente no município, onde um motociclista teria incendiado uma área de mata.
Embora o caso ainda não tenha sido oficialmente registrado, a polícia está analisando imagens divulgadas nas redes sociais e realizando diligências para identificar o responsável.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.