O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado oficialmente em 10 de setembro, marcando o início da campanha Setembro Amarelo.
O suicídio, por sua vez, apesar de não ser divulgado por ser tema sensível, é uma realidade global com impactos na sociedade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que mais de 700 mil suicídios são registrados anualmente em todo o mundo.
Além disso, os casos subnotificados elevam essa estimativa para mais de 1 milhão.
No Brasil, aproximadamente 14 mil suicídios são registrados por ano, o que equivale a cerca de 38 por dia, segundo últimos dados do ministério da Saúde de 2021.
As taxas variam entre países, regiões e gêneros. No Brasil, 12,6% dos homens e 5,4% das mulheres por 100 mil morrem devido ao suicídio.
Normalmente, as taxas são mais altas entre homens em países de alta renda (16,6% por 100 mil), enquanto as mulheres apresentam taxas mais elevadas em países de baixa a média renda (7,1% por 100 mil).
Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio ocupa a quarta posição entre as causas de morte, logo após acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal.
Embora os suicídios estejam diminuindo globalmente, a OMS aponta que os índices estão aumentando nas Américas.
Adicionalmente, a OMS afirmou que praticamente 100% dos casos estão relacionados a doenças mentais, frequentemente não diagnosticadas ou tratadas inadequadamente.
Portanto, segundo a OMS, a maioria dos casos pode ser evitada com acesso adequado a tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
Setembro Amarelo 2024
Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha antiestigma do mundo.
Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e, por isso, diversas ações estão em andamento para apoiar essa iniciativa:
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.