Nesta terça-feira (27), a Câmara dos Deputados começa a debater as causas do acidente com o avião da Voepass, ocorrido em 9 de agosto.
O objetivo é entender o que levou ao acidente e propor medidas para aumentar a segurança no transporte aéreo.
Além disso, caso tenha ocorrido excesso de trabalho de funcionários ou falha na torre de controle, o Ministério Público do Trabalho e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investigarão essas situações.
O deputado Padovani (União-PR) enfatizou que a intenção é desenvolver um plano equilibrado de prevenção de acidentes, ressaltando que a queda de um avião geralmente resulta de múltiplas causas.
No caso da Voepass, por exemplo, Padovani mencionou hipóteses como frio e umidade na altitude do voo, que poderiam ter congelado a asa.
“Nosso radar é sabermos as causas, e sabermos o que fazer para que isso não volte a acontecer. Agora, o que houve? A culpa foi 100% da empresa? Aí ela vai ser responsabilizada. A culpa foi da meteorologia? Temos que fazer procedimentos. A culpa foi do piloto, que deveria ter percebido, ou faltou algum equipamento? A gente vai ter que melhorar. Essa é a ideia, trazer paz, equilíbrio, trazer a resposta para as pessoas”, disse.
A comissão externa, que conduzirá os trabalhos, foi criada em 20 de agosto a pedido do deputado Bruno Ganem (Pode-SP), responsável pela coordenação.
Ganem sugeriu que outra possibilidade a ser investigada é se o piloto não desceu a aeronave a tempo. Ele destacou ainda que cabe às autoridades investigar as causas do acidente.
Por fim, o deputado Jefferson Campos (PL-SP), também membro da comissão, afirmou que o principal objetivo é identificar os fatores que levaram ao acidente e emitir recomendações de segurança, promovendo um ambiente aéreo mais seguro.
O Cenipa já iniciou a análise das caixas-pretas e prevê divulgar um relatório preliminar em 30 dias.
Requerimentos
O deputado Bruno Ganem apresentou vários requerimentos à Comissão Externa que investiga o acidente com o avião da Voepass Linhas Aéreas.
Ele solicitou convites para especialistas e autoridades, incluindo o Diretor do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, o Chefe do Serviço de Segurança Aeroportuária, o CEO da LATAM e o presidente da Voepass, entre outros.
Além disso, Ganem propôs uma visita técnica à oficina de manutenção da Voepass em Ribeirão Preto (SP) e convidou representantes de órgãos internacionais de segurança da aviação.
Em paralelo, o deputado Pedro Aihara (PRD-MG) requisitou a presença do Diretor-presidente Substituto da Anac, enquanto Eliza Virgínia (PP-PB) pediu a participação do chefe do Cenipa.
Fazem parte da Comissão os deputados:
- Alencar Santana (PT-SP)
- Alfredo Gaspar (União-AL)
- Bruno Ganem (Pode-SP)
- Cezinha de Madureira (PSD-SP)
- Cristiane Lopes (União-RO)
- Célio Silveira (MDB-GO)
- Célio Studart (PSD-CE)
- Daniel José (Pode-SP)
- Daniela Reinehr (PL-SC)
- Delegado Matheus Laiola (União-PR)
- Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP)
- Douglas Viegas (União-SP)
- Dr. Fernando Máximo (União-RO)
- Dr. Victor Linhalis (Pode-ES)
- Dr. Zacharias Calil (União-GO)
- Eliza Virgínia (PP-PB)
- Filipe Martins (PL-TO)
- Fred Linhares (Republicanos-DF)
- Gilson Daniel (Pode-ES)
- Jefferson Campos (PL-SP)
- José Medeiros (PL-MT)
- Kim Kataguiri (União-SP)
- Lafayette de Andrada (Republicanos-MG)
- Laura Carneiro (PSD-RJ)
- Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP)
- Marcos Pollon (PL-MS)
- Nilto Tatto (PT-SP)
- Padovani (União-PR)
- Pastor Gil (PL-MA)
- Pedro Aihara (PRD-MG)
- Ricardo Silva (PSD-SP)
- Romero Rodrigues (Pode-PB)
- Sargento Portugal (Pode-RJ)
- Saullo Vianna (União-AM)
- Socorro Neri (PP-AC)
- Tabata Amaral (PSB-SP)
- Vitor Lippi (PSDB-SP)
Investigações
A aeronave da VoePass que partiu de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, caiu em Vinhedo (SP) com 62 pessoas a bordo.
Enquanto isso, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), lidera as investigações.
Além disso, a Polícia Civil de São Paulo e a Polícia Federal (PF) também participam da apuração.
Nesse ínterim, a Polícia Federal aguarda a produção de laudos sobre o local da queda para iniciar as oitivas com funcionários da VoePass e testemunhas que presenciaram o acidente.
Segundo a Polícia Científica, as vítimas morreram de politraumatismo, com as queimaduras sendo secundárias aos traumas.
Por fim, a instituição informou ainda que é muito provável que nenhuma das vítimas tenha sofrido antes de falecer.
Ainda no dia do acidente, a companhia aérea divulgou uma lista preliminar de vítimas. Em seguida, no dia 15 de agosto, o Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo concluiu o processo de identificação dos corpos
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