Deputada federal do PL, Júlia Zanatta, acionou a Procuradoria Geral da República (PGR) com uma notícia-crime contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o candidado a prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSol) pelo uso da linguagem neutra durante o hino nacional.
Em evento na Zona Sul de São Paulo, a cantora trocou a tradicional frase “Dos filhos deste solo” para “Des filhes deste solo”.
A parlamentar, que é próxima de Boulos na Câmara, pediu a apuração sobre a adaptação, afirmando ser uma alteração clara do símbolo nacional.
“A Lei dos Símbolos Nacional exige que o Hino Nacional seja tocado ou cantado na íntegra, sem alteração da letra oficial. Portanto, a adaptação para uma “linguagem neutra’’ é claramente uma alteração do símbolo em desconformidade com a legislação”, afirmou ela, segundo jornal O Globo.
"des filhes desse sole"
— Mah… Influência! 😈 (@Eitxa_Mah) August 26, 2024
Querem agora o Hino Nacional em linguagem neutra? Vsf, o que esse povo tem na cabeça? Merda?
O que esse país tá se tornando? Tão ficando todos retardados?
Que maluquice! pic.twitter.com/W6oTTaHGPc
Deputado critica hino nacional em linguagem neutra
Nas redes sociais, a deputada federal também criticou o hino nacional cantado no comício em São Paulo.
“Não se trata de incluir ninguém, mas simplesmente subverter a ordem e esculhambar cada brasileiro. Como a esquerda não tem propostas reais que consigam mudar a vida do brasileiro vivem de lacração. LULA e BOULOS cantaram junto o hino nacional com linguagem neutra.”, afirmou a deputada em publicação no X (antigo Twitter).
Confira na íntegra:
BOULOS apagou, mas o que aconteceu é o que eles querem para o futuro.
— Júlia Zanatta (@apropriajulia) August 27, 2024
Fazer revolução até mesmo no hino nacional. Não pense que é teoria da conspiração, porque isso já aconteceu no Canadá em que a cultura woke tomou conta do país.
Não se trata de incluir ninguém, mas… pic.twitter.com/Rssg1IsIoM
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.