O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) prevê que o Brasil enfrentará mais dois meses críticos de queimadas com novos focos de incêndio até o final de outubro.

Técnicos do instituto alertam para um cenário pessimista, enquanto deputados exigem investigações e ações efetivas, que pode prolongar a crise das queimadas por mais dois meses (60 dias).

O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, alertou sobre uma possível piora na situação no Pantanal e na Amazônia, destacando que a seca deve persistir pelos próximos dois meses.

“A seca deve perdurar pelos próximos dois meses. Não sabemos quando ela acaba. Estamos enfrentando uma massa fria que deve se dissipar até quarta-feira (28). Uma nova onda de calor muito forte está entrando no Brasil e pode ajudar a dispersar a fumaça,” acrescentou em entrevista ao Valor Econômico.

Para lidar com a situação, o Ibama está elaborando estratégias, incluindo a possível contratação de aeronaves de pulverização agrícola adaptadas para combater incêndios.

No Pantanal, aviões particulares já atuam na contenção do fogo. Segundo o jornal O Globo, o governo gasta cerca de R$ 10 milhões a cada duas semanas na contratação desse serviço, cuja oferta é limitada no país.

Antes de enviar as aeronaves para regiões afetadas, é necessário realizar um estudo prévio para identificar locais de pouso e pontos de abastecimento de combustível e água.

O presidente do Ibama, ainda informou: “No Pantanal, os focos de incêndio já diminuíram consideravelmente. Na Amazônia, a situação ainda não melhorou. Em São Paulo, a chuva recente ajudou a conter o fogo, mas trouxe muita fumaça, dificultando a identificação dos focos ativos.”

Apesar do cenário desafiador, Agostinho espera uma melhora na qualidade do ar nos próximos dias em Brasília e São Paulo, mas a principal e maior dificuldade, no momento, ainda é o combate ao fogo.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.