Ícone do site Portal Norte

PF intensifica ações contra queimadas e crimes ambientais

Queimadas pelo Brasil estão na mira da Polícia Federal

Queimadas pelo Brasil estão na mira da Polícia Federal. Foto: Vitor Vasconcelos/Secom/PR

A Polícia Federal (PF) aumentou os esforços para combater crimes ambientais, com foco especial nas queimadas que têm devastado várias regiões do Brasil.

Na região Norte, estados sofrem com as queimadas. Além disso, os incêndios florestais têm devastado especialmente a Amazônia e o Pantanal. Consequentemente, a fumaça se espalhou por diversos estados.

Segundo a PF, atualmente 5.589 inquéritos estão abertos sobre questões ambientais, sendo que 32 desses casos estão diretamente ligados as queimadas na Amazônia, Pantanal e São Paulo.

Além disso, a corporação destacou que realiza investigações minuciosas, utilizando evidências concretas e imagens de satélite para monitorar e identificar as causas dos incêndios.

A PF também disse que vai enviar peritos especializados para as áreas afetadas pelos incêndios e utilizar tecnologia avançada para rastrear a origem das queimadas.

A PF afirmou que, além de identificar os responsáveis diretos, assegurou que todos os envolvidos serão devidamente responsabilizados.

Investigações

A PF formou grupos especiais para focar nos inquéritos nos estados mais afetados pelas queimadas, incluindo aqueles onde aeroportos foram comprometidos. Foi o caso de Goiânia, vizinha de Brasília (DF).

Além disso, as perícias ambientais da PF avaliam não apenas o dano direto e o custo de recuperação, mas também os serviços ecossistêmicos perdidos.

Por outro lado, a nova Diretoria Amazônia e Meio Ambiente coordena as investigações e reforça a atuação da PF.

Ademais, a PF desempenha um papel crucial no Plano AMAS: Amazônia, Segurança e Soberania, que inclui a criação do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI-Amazônia).

Esse centro reunirá oficiais de vários países e representantes de segurança pública dos estados da Amazônia Legal, SENASP e PRF para combater o desmatamento ilegal.

Finalmente, o novo Sistema de Segurança Pública da Amazônia seguirá as diretrizes do Programa Estratégico de Segurança Pública da Amazônia (PESPAM) e dos Planos Táticos Integrados de Segurança Pública da Amazônia (PTIs Amazônia), desenvolvidos pelo MJSP e pelos estados da Amazônia Legal.

Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.

Sair da versão mobile