Pela segunda vez, a Justiça do Distrito Federal (DF) condenou o homem que atacou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, no Aeroporto de Brasília.
A nova sentença contra o acusado é de quatro meses de detenção, em regime aberto, por ameçar e incitação ao crime. O empresário Luiz Carlos Basseto Júnior também deverá pagar uma indenização de R$ 10 mil.
A primeira condenação de Basseto aconteceu em julho deste ano, quando também foi ordenado a pagar uma indenização de R$ 10 mil por injúria.
O empresário admitiu à Justiça do DF que fez xingamentos, mas não imaginava que esse ato pudesse ser considerado uma ameaça.
De acordo com a juíza Mariana Rocha Evangelista, da 6ª Vara Criminal de Brasília, se confira crime de ameada quando “a vítima tome conhecimento do mal prometido, independentemente de real intimidação, desde que o sujeito ativo possua capacidade para realizar a ação. No caso concreto, todos os elementos restaram demonstrados”, segundo o G1.
Ataques ao ministro do STF
Luiz Carlos Basseto Júnior começou a filmar Zanin no Aeroporto de Brasília, chamando ele de “corrupto” e “bandido”.
O caso aconteceu em janeiro de 2023, quando Zanin atuava como advogado do presidente Lula (PT).
O empresário perguntou o motivo do advogado não acompanhar o presidente no avisão e, em seguida, passou a ameaçá-lo: “Vontade de meter uma mão na orelha em um cara desses”.
Após o episódio, Luiz Carlos Basseto afirmou que não teve a intenção de incitar crimes contra o ministro, também disse que se sentiu arrependido e gostaria de se desculpar com Zanin.
Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.