A Polícia Civil (PCDF), com o apoio do Ministério Público do DF, investiga um esquema de propina que envolve empresários e servidores do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF).

Eles são suspeitos de participar de um esquema de corrupção relacionado a contratos de fornecimento de alimentos para pacientes das unidades de saúde.

Nesta quarta-feira (28), as autoridades cumpriram 20 mandados de busca e apreensão em endereços ligados à empresa prestadora de serviços, aos servidores do Iges-DF e à própria sede do instituto. As diligências ocorreram na capital federal, em Goiás e no Amapá.

As investigações começaram em abril de 2023, após constatar que o serviço prestado aos pacientes estava comprometido, com falhas como falta de insumos, atrasos nas entregas e carência de equipamentos adequados para a produção de alimentos. Essas deficiências prejudicavam a recuperação dos pacientes.

A Polícia Civil do DF identificou evidências robustas de direcionamento contratual e favorecimento indevido da empresa, que continuou com o contrato apesar das falhas.

Os suspeitos enfrentam acusações de corrupção passiva e ativa, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro. Se condenados, eles podem pegar até 30 anos de prisão.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.