A intimação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, contra o empresário e dono do X, antigo Twitter, Elon Musk, exige a definição de um representante legal no Brasil para a rede social em menos de 24h. Caso a decisão seja descumprida, o X poderá ser suspenso no país.
As 24 horas citadas na intimação acabam por volta das 20h da noite desta quinta-feira (29).
Confira como o bloqueio do X, antigo Twitter, funcionaria de forma prática:
Bloqueio do X: como funcionaria?
O processo de suspensão da rede social começaria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Caso a suspensão for determinada pelo STF, o órgão deve receber uma ordem judicial por meio eletrônico que deve ser passada via superintendência de fiscalização às operadoras de telefonia.
Além disso, o bloqueio aocntecerá por um ou múltiplos endereços de IP, códigos que distribuem conteúdo para os eletrônicos a partir de servidores.
“Os provedores deixarão de atender às requisições para entregar o número IP do domínio da rede social, impedindo que os assinantes acessem o site”, afirmou o professor de Engenharia de Computação e Ciências da Computação no Insper, Rodolfo Avelino, segundo a BBC News.
É possíel que também aconteça a reconfiguração da rota de tráfego do Twitter, caso o STF determine mesm o bloqueio, segundo Bruna Santos, especialista em temas relativos a acesso à Informação e governança da internet.
Vale destacar que há outros países que já bloquearam o X, como China, Irã, Coreia do Note, Rurcomenistão, Mianmar e Rússia.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.