Com a suspensão do X, antigo Twitter, outras redes sociais costumam ser alternativas para os brasileiros, como o Bluesky e Threads.
O Bluesky foi criado pelo antigo Twitter, em 2019, mas se tornou uma empresa independente em 2021. A plataforma ganhou adeptos após Elon Musk comprar o X e limitar o número de tuítes dos usuários não verificados.
Já o Threads é uma criação da Meta, de Mark Zuckerberg, a mesma empresa que controla o Instagram, WhatsApp e Facebook. Esta rede social também cresceu em um contexto de insatisfação dos usuários do Twitter com as decisões de Elon Musk.
Rivais do X: entenda as diferenças entre Bluesky e Threads
No Threads, é possível fazer posts com até 500 caracteres, além de adicionar link, fotos e vídeos de até 5 minutos. É possível cutir, compartilhar e comentar o que as pessoas publicam.
O estilo do Threads é parecido com o do X, antigo Twitter, porém não tem trending topics.
Já o Bluesky, permite publicações de até 300 caracteres e possui vários espaços possíveis para se comunicar pelo padrão AT Protocol.
Ambas redes sociais possui aplicativos nas lojas da Apple Store (iOS) e Google Play (Android).
Supensão do X no Brasil
A suspensão do X (Twitter) no Brasil foi causada pelo descumprimento da empresa sobre a decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, em nomear um representante legal do X no território nacional.
Com o fim do prazo de 24h para eleger o representante, Moraes suspenseu a rede social e enviou uma notificação para que a Anatel retire o X do ar em menos de 24h.
Além disso, foi determinado que será sujeito a multa diária de R$ 50 mil quem burlar a suspensão do X, acessando VPNs, por exemplo.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.