Operadoras começaram a cumprir a ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, de suspender o X e a plataforma começa a ficar fora do ar.
O X (ex-Twitter) começou a ser bloqueado em diversos dispositivos no Brasil a partir da meia-noite deste sábado (31).
A decisão do ministro determinou a suspensão do funcionamento da rede social, após o X, de Elon Musk, descumprir ordens.
Consequentemente, clientes de diferentes operadoras, como Vivo, Claro, Tim e Oi, relataram dificuldades de acesso à rede no início da madrugada, segundo o site Downdetector.
O site coleta notificações sobre a situação dos serviços por meio de diversas fontes.
Através da análise desses dados em tempo real, ele é capaz de determinar automaticamente falhas e interrupções de serviço ainda em estágio inicial.
Suspensão do X
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, determinou a suspensão do X, antigo Twitter, do Brasil nesta sexta-feira (30) após Elon Musk não determinar um representante legal da rede social no país.
Além disso, Moraes determinou uma multa diária de R$ 50 mil para quem tentar usar a rede social durante a suspensão, incluindo os VPNs.
A empresa X acumula mais de R$18 milhões de multas aplicadas pela Corte.
Por fim, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contestou a decisão de Moraes e quer que ele esclareça a multa para quem usar VPN.
Além disso, a entidade quer que ele revise a penalidade imposta a quem acessar o X após o bloqueio da plataforma.
Por fim, a OAB defende que multas só devem ser aplicadas após o direito de defesa ser garantido, e não de forma prévia e sumária.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Porque o conteúdo é confiável e em tempo real.