O desfile de 7 de Setembro deste ano destacará medalhistas olímpicos de Paris. A tradicional comemoração da independência do Brasil ocorrerá na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
O evento contará com a presença de 30 atletas que competiram nos Jogos Olímpicos de Paris, que terminaram em 11 de agosto.
Esses atletas fazem parte do Programa Atletas de Alto Rendimento (Paar), coordenado pelo Ministério da Defesa, e do Bolsa Atleta do Governo Federal.
Entre os convidados para o 7 de setembro na Esplanada, estarão os judocas Bia Souza, medalha de ouro e William Lima, medalha de prata. A dupla campeã de vôlei de praia Ana Patrícia e Duda, e o brasiliense Caio Bonfim, prata na marcha atlética também participarão.
Além dos atletas, o desfile de 7 de setembro contará com 500 estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. Eles desfilarão com bandeiras das 27 Unidades da Federação e representarão os temas centrais do evento deste ano.
Segundo o governo federal, os estudantes usarão uniformes e placas alusivos ao G20, mensagens contra a fome, a pobreza e a desigualdade, e destacarão a sustentabilidade.
Além disso, também estarão presentes com roupas típicas gaúchas para homenagear o Rio Grande do Sul e uniformes dos voluntários que ajudaram na reconstrução do estado.
No total, o desfile vai mobilizar 8.812 pessoas, incluindo militares, estudantes e atletas. Além disso, a segurança será garantida por 4.882 profissionais das Forças Armadas e da Segurança Pública.
Todos os atletas são militares e contribuíram com 11 dos 20 pódios conquistados pelo Brasil em Paris.
Por fim, o público poderá assistir ao desfile gratuitamente. As arquibancadas na Esplanada dos Ministérios abrirão às 6h20 do dia 7 de setembro, com o início do desfile previsto para as 8h45.
A expectativa é de que cerca de 30 mil pessoas compareçam ao evento.
Programa Atletas de Alto Rendimento
O Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) reúne 570 atletas em 35 modalidades, incluindo 27 esportes olímpicos, e promove a excelência esportiva e o desenvolvimento de talentos.
Além disso, o programa oferece benefícios como salário, férias e assistência médica, garantindo o suporte necessário para o desempenho dos atletas.
Além desses benefícios, o PAAR também disponibiliza instalações esportivas militares de alta qualidade para treinamento.
Paralelamente, o Bolsa Atleta, que é o programa de patrocínio direto do Governo Federal, atingiu em 2023 um recorde histórico, beneficiando mais de 9 mil atletas olímpicos e paralímpicos.
Na França, todas as medalhas conquistadas pelo Brasil, 3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes, estavam diretamente conectadas ao Bolsa Atleta.
Além disso, dos 60 medalhistas em Paris são 100% integrantes do Bolsa Atleta ou, em algum momento de suas carreiras, participaram dos editais do programa.
Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Porque o conteúdo é confiável e em tempo real.