Setembro começou com a previsão de extremos climáticos em todo o Brasil. Segundo o Climatempo, ao mesmo tempo em está previsto muito calor, também fará muito frio.

Calor intenso

Uma nova onda de calor deve inicialmente elevar as temperaturas em grande parte do Centro-Sul do país, com algumas áreas do Centro-Oeste superando os 40ºC.

Contudo, após esse período de intenso calor, uma frente fria deve avançar no final do mês, por volta do dia 19, trazendo alívio às temperaturas em alguns estados.

Já nesta primeira semana de setembro, uma massa de ar quente e seco se estabelecerá no Brasil, marcando o início da onda de calor.

O Climatempo prevê que este ano as ondas de calor serão prolongadas e as temperaturas, mais elevadas.

Previsões regionais

Na região Norte, Amazonas e Rondônia podem ter temperaturas até 5°C acima da média na primeira quinzena de setembro.

Rondônia e Tocantins devem atingir 40°C, e Manaus pode registrar temperaturas diárias em torno de 33°C, podendo ultrapassar 36°C.

Em outros estados da região Norte, as temperaturas devem aumentar de 1°C a 2,5°C.

Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, afirmou que o Centro-Oeste, especialmente o Mato Grosso, deve registrar mais de 40°C, e que estados como Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo também devem se aproximar dessa marca.

Frio

No Sul, os três estados devem ter temperaturas acima da média, embora áreas de maior altitude ainda possam registrar temperaturas abaixo dos 12ºC. O mesmo é esperado para o Sudeste.

De acordo com o Climatempo, não se descarta a possibilidade de geadas em alguns locais dessas regiões devido à entrada de massas de ar frio que causam queda acentuada nos termômetros.

Chuvas

As chuvas devem ser mais intensas no norte da região Norte, no sul do Mato Grosso do Sul, no sul de São Paulo e na região Sul.

Por outro lado, no Centro-Oeste, Sudeste, sul da região Norte, interior do Nordeste e oeste do Paraná, as chuvas devem ficar próximas ou abaixo da média para o período.

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.