Nesta terça-feira (3), o ministro Mauro Campbell Marques assumirá o cargo de corregedor nacional de Justiça para o biênio 2024-2026.

A solenidade, marcada para as 10h, ocorrerá no plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e deve contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Campbell substituirá o ministro Luis Felipe Salomão, que foi empossado como vice-presidente do STJ em uma cerimônia realizada no último dia 22.

Após ser indicado ao cargo pelo Pleno do STJ, Campbell foi nomeado pelo presidente Lula, tendo seu nome aprovado por ampla maioria no Senado Federal.

Trajetória

Além de sua atuação como ministro do STJ, Mauro Campbell Marques ocupou diversos cargos importantes no Poder Judiciário.

Ele foi corregedor-geral da Justiça Federal e membro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde atuou como corregedor-geral eleitoral de 2021 a 2022.

Campbell também participou de reformas legislativas significativas. Em 2015, presidiu uma comissão do Senado para criar um anteprojeto de lei visando a desburocratização da administração pública.

Já em 2018, coordenou uma comissão da Câmara dos Deputados que resultou na atualização da Lei de Improbidade Administrativa (Lei 14.230/2021).

Além disso, foi diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), onde coordenou a I Jornada de Direito da Saúde e o primeiro Exame Nacional da Magistratura.

Campbell é membro da Academia Brasileira de Direito Tributário e da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas.

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.