O incêndio que começou na manhã de terça-feira (3) e ainda persiste nesta quarta-feira (4) já atingiu aproximadamente 20% da área total da Floresta Nacional de Brasília (Flona), segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
“A estimativa preliminar são de 1,2 mil hectares queimados, em torno de 20% da área total da Flona, mas ainda vamos confirmar”, afirmou Fábio dos Santos Miranda, chefe da Flona, em entrevista à TV Globo.
O parque foi fechado ontem e segue assim por conta dos incêndios. Entre as áreas afetadas, estão nascentes de água importantes para o abastecimento da população do Distrito Federal.
No combate às chamas, foram utilizados equipamentos como bombas costais de 20 litros, abafadores e sopradores.
O que aconteceu?
O ICMBio suspeita que o incêndio possa ter sido causado por ação criminosa, já que três indivíduos foram vistos nas proximidades do local inicial do fogo.
Os primeiros focos foram detectados perto da BR-80 por volta das 10h30, e a fumaça se espalhou por várias regiões do Distrito Federal.
O perfil oficial da Flona no Instagram emitiu um alerta sobre o fechamento do parque e pediu que qualquer informação sobre os possíveis incendiários fosse comunicada imediatamente.
Para controlar o incêndio, foram mobilizados 15 brigadistas do ICMBio, 10 do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e 19 membros do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), com mais de 10 viaturas, incluindo duas equipadas com água.
Apesar dos esforços contínuos, o chefe da Flona, Fábio Mirando, afirmou que, embora o incêndio tenha diminuído, a situação ainda não está completamente sob controle.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.