Ícone do site Portal Norte

Ministro garante que possível bloqueio da Starlink não afetará a Amazônia

Ministro Juscelino Filho explica que a Amazônia e o Brasil tem outras opções diante da ameaça de bloqueio da Starlink de Musk. Foto: Reprodução/EBC

Ministro Juscelino Filho explica que a Amazônia e o Brasil tem outras opções diante da ameaça de bloqueio da Starlink de Musk. Foto: Reprodução/EBC

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, garantiu nesta quarta-feira (4) que a ameaça de bloqueio da Starlink não prejudicará a conectividade na Amazônia.

Durante o programa Bom Dia Ministro, ele enfatizou que, mesmo diante dessa possibilidade, existem alternativas disponíveis.

Ele citou, a Telebras e disse que a operadora possui plena capacidade para assegurar a conectividade, principalmente em áreas indígenas e ribeirinhas.

Na terça-feira (3), o senador Plínio Valério (PSDB-AM) alertou para os impactos negativos do possível bloqueio nessas comunidades.

O ministro frisou: “têm outros provedores satelitáis que podem estar suprindo as necessidades dessas comunidades. Nós temos no Brasil uma empresa brasileira que tem um satélite”.

Segundo Juscelino, a Telebras prove atualmente conectividade e internet para quase 20 mil pontos e desses, quase 15 mil são para escolas, inclusive na Amazônia.

Ele lembrou ainda que a empresa Starlink é uma grande provedora de uso pessoal e que a contratação institucional é muito pequena, o que não deve afetar a conectividade.

“O que sabemos é que milhares de brasileiros usam esse serviço, mas, naturalmente, não podemos colocar isso à frente do respeito ao Brasil, da soberania nacional e das decisões judiciais, que devem ser cumpridas”.

“Não é nehum estrangeiro que vai fazer bravata e querer tirar onda com Brasil. Nós temos uma soberania e precisamos reagir diante dessa atitude. Pra mim isso é falta de respeito com o Brasil e com o presidente da República”, concluiu.

Além disso, Juscelino criticou Elon Musk e ressaltou que todas as empresas, sem exceção, devem cumprir as ordens do ministro Alexandre de Moraes.

“Aqui no Brasil, existe lei, existe Constituição, existe poderes e decisão judicial se cumpre. Todo brasileiro está submetido a isso”, disse.

Juscelino acrescentou que reconhece a importância da provedora de satélites Starlink para a região da Amazônia, mas afirmou que o Ministério trabalha para fortalecer o programa satelital brasileiro, adquirir novos satélites e estabelecer parcerias estratégicas por meio da Telebras.

Por fim, ele enfatizou que deseja garantir que todas as comunidades estejam assistidas e não enfrentem nenhum risco.

Internet no Brasil

O ministro também falou sobre as entregas do Internet Brasil com objetivo de dar acesso gratuito à internet para que estudantes possam estudar e fazer pesquisas em casa.

Segundo Juscelino, o benefício é destinado aos alunos da educação básica da rede pública de ensino integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.

Sair da versão mobile