Neste sábado (7), cerca de 30 mil pessoas são esperadas no desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Neste ano, o feriado da Independência do Brasil celebrará o tema “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”.
Além disso, o desfile incluirá diversos simbolismos e homenagens.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, junto com autoridades do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, estará presente na celebração.
O desfile deve começar às 8h45, com a chegada de Lula e a revista às tropas.
Além disso, atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos, representantes das Forças Armadas e alunos de escolas públicas do Distrito Federal também desfilarão.
Além dos atletas, o desfile de 7 de setembro contará com 500 estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. Eles desfilarão com bandeiras das 27 Unidades da Federação e representarão os temas centrais do evento deste ano.
Por fim, o público poderá assistir ao desfile gratuitamente. As arquibancadas na Esplanada dos Ministérios abrirão às 6h20.
A partir de hoje, o trânsito na Esplanada estará bloqueado para veículos.
Alertas para amenizar a seca
A previsão do tempo para o sábado é de baixa umidade e muito calor. Diante desse cenário, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai oferecer águia potável ao público.
Nesta semana, a umidade do ar no DF atingiu 7%. Segundo o Intituto, a previsão deve ser similar no dia 7 de setembro.
Para isso, a Caesb montou uma estrutura de distribuição de 32.500 litros de água na área tradicional do desfile, na zona dos ministérios e no percurso.
Além disso, a Secretaria de Saúde (SES-DF) reforçou aos participantes:
- levar garrafas de água recicláveis ou reutilizáveis
- usar protetor solar, roupas leves e chapéus ou bonés
Por fim, a Polícia Militar do DF estará atuando para garantir a proteção dos participantes e a ordem pública durante as comemorações.
Atendimento médico
O Corpo de Bombeiros Militar do DF informou que terá equipes de especialistas em atendimento pré-hospitalar circulando entre os espectadores.
Além disso, profissionais especializados em salvamentos e prevenção de incêndios também estarão de prontidão.
A corporação atuará, dessa forma, por meio do Comando Móvel, da Plataforma de Observação e de viaturas em pronto emprego, em conjunto com a SES-DF e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Como medida adicional, usarão a Plataforma de Observação Elevada (POE), equipada com câmeras de 360° de alta resolução que captam imagens por meio de calor, facilitando o acompanhamento do público e a atuação em emergências.
Por fim, utilizarão a viatura de Atendimento de Múltiplas Vítimas (AMV), permitindo, assim, atender um maior número de vítimas com primeiros socorros e resposta rápida, se necessário.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.