O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para uma onda de calor que afeta oito estados brasileiros.
No último domingo (8), o Inmet emitiu um alerta laranja de “perigo” às 12h, válido até apróxima quinta-feira (12).
O instituto classifica a gravidade das ondas de calor em três níveis:
- Amarelo – Potencial Perigo
- Laranja – Perigo
- Vermelho – Grande Perigo
Além disso, o alerta de “perigo” indica que a umidade relativa do ar varia entre 20% e 12% e as temperaturas ficam 5°C acima da média por até cinco dias.
De acordo com o Inmet, essa onda de calor se estende da região Norte, em Rondônia, até o Sul do país, no Rio Grande do Sul.
Adicionalmente, 12 estados receberam um aviso amarelo para baixa umidade do ar, com potencial perigo, válido até às 21h desta terça-feira (10). Nesses locais, a umidade deve variar entre 30% e 20%.
Veja o mapa abaixo para mais detalhes:
Confira a previsão das temperaturas máximas nas capitais dos estados com alerta laranja para esta terça-feira (10):
- Cuiabá (MT): 41°C
- Porto Velho (RO): 38°C
- Campo Grande (MS): 38°C
- São Paulo (SP): 33°C
- Curitiba (PR): 33°C
- Porto Alegre (RS): 33°C
- Belo Horizonte (MG): 30°C
- Florianópolis (SC): 26°C
Ondas de calor
No início deste mês, o Climatempo já havia alertado para uma onda de calor excepcional em grande parte do Brasil, principalmente durante esta primeira metade de setembro.
Consequentemente, o país enfrentará um período prolongado de calor excessivo em vários estados, o que afetará todas as regiões do país.
Além disso, as temperaturas devem alcançar entre 40ºC e 45ºC em uma extensa área do território nacional. Como resultado, este setembro será um dos mais quentes já registrados no Brasil.
Segundo a previsão do tempo, uma intensa onda de calor atingirá o Brasil nas duas primeiras semanas de setembro, superando, assim, as médias históricas de temperatura máxima em todas as regiões e possivelmente quebrando recordes em várias localidades.
Segundo o Climatempo, uma massa de ar seco e quente mantém as temperaturas elevadas.
Por fim, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) prevê que as chuvas devem demorar para chegar à maior parte do Brasil.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.