O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve nesta terça-feira (10) no Amazonas para anunciar medidas de combate à seca.
Lula visitou as comunidades de São Sebastião do Curumitá e Campo Novo, no município de Tefé, e Manaquiri, em Manaus, durante uma agenda no estado.
Durante as visitas, ele conversou com moradores, respondeu a dúvidas e encaminhou as demandas apresentadas.
Segundo o governo serão distribuidos 150 purificadores de água portáteis nas comunidades, doados por empresas privadas e produzidos pela startup paulista PWTech.
“São 150 filtros, e cada um pode filtrar até 5 mil litros de água por dia. Você pode pegar água do rio do jeito que ela está, colocar no filtro e, na hora que a água filtrar, você pode beber, pois estará saudável e potável”, destacou o presidente.
Além disso, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, enfatizou a necessidade de sinergia entre os governos para que os recursos cheguem à população:
“Nós respondemos mais pela ajuda humanitária, com toda a parte de alimentação, água, combustível para deslocamento, e requisitamos aeronaves quando necessário”, explicou.
A Força Aérea Brasileira (FAB) já transportou os purificadores para a base aérea de Manaus.
Seca no Amazonas
A seca severa prejudica o transporte de água para os municípios afetados, mas as doações de purificadores, segundo o governo, ajudarão a amenizar o problema.
Lula explicou que “esses purificadores, 100% brasileiros, possuem tecnologia avançada, eficiente e de fácil manuseio”. Além disso, já foram usados para atender a população gaúcha após as enchentes em abril.
Em São Sebastião do Curumitá e Campo Novo, o baixo nível dos corpos d’água dificulta o escoamento da produção e o deslocamento de pessoas com deficiência ou idosas.
Como resultado, essas pessoas evitam sair das comunidades devido ao difícil acesso ao lago Tefé. Elas também enfrentam dificuldades na pesca devido ao deslocamento associado.
Lula afirmou que “o Governo Federal pode cavar poços para garantir água de qualidade. Embora a comunidade de São Sebastião possua um poço artesiano, ele só funciona quando há energia. Sem energia, os moradores precisam caminhar até igarapés para buscar água ou usar o rio Curumitá para banho e lavar roupas e louças”.
Por fim, Lula disse que além de ensinar o uso dos purificadores, o governo vai cavar poços e realizar dragagem para melhorar o acesso à água e à navegação nos rios assoreados.
Lula anunciou também o investimento de R$ 500 milhões para garantir a navegabilidade.
Adicionalmente, durante a visita, Lula anunciou ainda que vai definir uma política de atuação no estado do Amazonas e que quer fazer uma parceria com o estado para a retomada da construção da BR-319.
“Nós queremos pactuar com o estado, nós vamos discutir a BR-319, uma estrada olhada pelo mundo. Porque nós temos consciência que quando o rio estava na metade, cheio, a rodovia não tinha a importância que tem quando o rio Madeira está vazio. E nós não podemos deixar suas capitais isoladas”, ressaltou.
Atualize-se com o Portal Norte, cobrimos as últimas notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações com credibilidade para você.