Em meio à onda de seca pelo país, o governo Lula avalia o retorno do horário de verão como alternativa para a redução do consumo de energia elétrica.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, comunicou a novidade, nesta quarta-feira (11/7), durante entrevista coletiva no Palácio do Planalto.

“Não vai faltar energia, mas precisamos ajudar. O horário de verão pode ser uma boa alternativa para poupar energia. Estamos em uma fase de avaliação da necessidade ou não do horário de verão. Além da questão energética, há outros efeitos que precisam ser avaliados, como o impacto na economia”, comentou Alckmin.

Segundo o vice-presidente a medida seria para evitar ou minimizar os impactos da maior seca da história do país. Ao todo, 1400 cidades brasileiras são afetadas em nível extremo ou severo pela emergência climática.

O horário de verão foi extinto em abril de 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), com a justificativa de que não cumpria a economia prometida.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.