O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu entrevista exclusiva à Rádio Norte FM na manhã desta quarta-feira (11), reafirmou a criação de uma “autoridade climática” e disse que enviará uma Medida Provisória (MP) sobre emergência climática ao Congresso Nacional.

Ele destacou: “O nosso objetivo é estabelecer as condições para ampliar e acalerar as políticas públicas a partir de um plano nacional de enfrentamento aos efeitos climáticos extermos”.

Além disso, o presidente ressaltou que o foco é “preparação e adaptação” no enfrentamento desses fenômenos.

“Por isso vamos estabelecer uma autoridade climática e um comitê técnico e científico que dê suporte e articule a implementação das ações do governo federal junto ao governo estadual”, completou.

Ontem, Lula cumpriu agenda em Manaus (AM) para anunciar medidas de combate à seca na região. Na agenda estava prevista a entrevista, mas teve que ser adiada por conta dos compromissos.

Acompanhe:

Lula no Amazonas

O presidente chegou a Manaus ainda pela manhã. Em seguida, Lula começou sua agenda com uma visita às comunidades no município de Manaquiri, onde se comprometeu a viabilizar a BR-319.

Por volta do meio-dia, o presidente partiu para Manaus e chegou antes das 13h. Em seguida, ele seguiu para Tefé ao lado do governador do Amazonas, Wilson Lima, e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Em seguida, Lula se reuniu com prefeitos de municípios do Amazonas afetados pela seca no auditório da Sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Medidas

Entre as medidas, o governo federal anunciou a entrega de purificadores de água para a população e se comprometeu a fazer um pacto entre os governos estadual e federal para viabilizar a BR-319.

Além disso, serão destinados R$ 500 milhões para manter navegabilidade na região.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.

Veja entrevista na íntegra: