O Brasil atingiu a marca de mais de mil casos de monkeypox, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. De janeiro até a primeira semana de setembro deste ano, o Brasil registrou 1.015 casos confirmados ou prováveis de mpox.

O número é o maior desde 9 de junho de 2022, quando foi confirmado o primeiro caso da doença, e supera o total de casos notificados ao longo de todo o ano passado, quando foram contabilizados 853. Há ainda 426 casos suspeitos da doença.

De acordo com o boletim, o sudeste concentra a maior parte dos casos de mpox no país, 80,9% ou 821 do total. Os estados que se destacam são São Paulo (533 ou 52,5%), Rio de Janeiro (224 ou 22,1%), Minas Gerais (56 ou 5,5%) e Bahia (40 ou 3,9%).

Até o momento, apenas duas unidades federativas seguem sem registro de casos confirmados ou prováveis: Amapá e Piauí. O aumento no número de casos ocorre em meio ao risco de chegada da nova variante da mpox no Brasil.

A ministra da saúde, Nísia Trindade, informou, durante reunião da Conferência dos Institutos Nacionais de Saúde (INSP), que o Centro de Operações de Emergência em Saúde da pasta está monitorando a situação.

“O que nós estamos fazendo é a vigilância, olhar para cada caso suspeito e organizar todos os laboratórios da rede de saúde pública, trabalhar juntos com a Organização Mundial de Saúde (OMS).Para esta situação de emergência, o fundamental é a vigilância e o acompanhamento dos casos”, destacou a ministra.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.