Ícone do site Portal Norte

Brasília assombrada: lendas e fantasmas para a sexta-feira 13

Conheça algumas das lendas urbanas de Brasília - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Conheça algumas das lendas urbanas de Brasília - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Sextou! Mas com um clima diferente, a sexta-feira 13 chegou e, para passar por este dia com um toque de mistério, vamos explorar algumas das lendas urbanas mais intrigantes de Brasília.

Se você mora na capital ou está apenas visitando, prepare-se para conhecer as histórias que circulam pelos corredores do “quadradinho”.

Teatro Nacional Cláudio Santoro: Assombrações e Mistérios

Localizado a menos de 5 km do Congresso Nacional, o Teatro Nacional Cláudio Santoro, inaugurado em 1966, é um dos locais mais icônicos e enigmáticos de Brasília. Fechado há mais de uma década, o teatro é famoso por suas histórias de aparições e fenômenos inexplicáveis.

A Bailarina Fantasma: Uma jovem loira e muito bonita costumava participar de apresentações no Teatro Nacional e, após os espetáculos, conversava com o público no estacionamento.

Em uma dessas ocasiões, uma pessoa que havia conversado com a bailarina visitou o teatro novamente e viu uma foto dela em um quadro. Curioso, ele foi perguntar sobre a artista e descobriu que ela havia falecido há muitos anos.

O Violino e o Piano Assombrados: Outra lenda é sobre um violinista que morreu tragicamente em um acidente com um elevador. Funcionários relatam que, desde então, o violino toca sozinho no teatro.

Também é possível ouvir um piano tocando sozinho durante muitas noites. A história conta que um fantasma insiste em tocar o instrumento. Alguns funcionários começaram a ouvir o piano e, um dia, decidiram investigar. Quando se aproximaram do instrumento viram o fantasma, que na verdade era um gato que entrava à noite no teatro e passava pelas teclas.

Candangos fantasmas nos Ministérios

Durante a construção de Brasília, muitos acidentes fatais ocorreram, especialmente nos edifícios dos ministérios.

Segundo Hélio Queiroz, autor de ‘1001 Coisas que Aconteceram em Brasília e Você Não Sabia’, esses acidentes foram comuns, com vários operários mortos e enterrados nos próprios canteiros de obras.

Os Espíritos dos Operários: Em uma das histórias, um operário se desequilibrou e caiu em uma coluna de concreto que estava sendo enchida.

“O mestre de obras não tinha autoridade para mandar abrir a coluna, e a concretagem continuou”, relata Queiroz.

Atualmente, segundo relatos, é possível ver vultos estranhos pelos corredores dos ministérios, que seriam os espíritos dos operários mortos.

Então, se você estiver em Brasília nesta sexta-feira 13, talvez queira ficar atento aos mistérios e lendas que permeiam a cidade. Afinal, a capital federal não é apenas o coração político do Brasil, mas também um local cheio de histórias intrigantes.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.

Sair da versão mobile