O Distrito Federal (DF) enfrenta alertas de surto de diarréia, vômito e doenças virais. O calor e a seca que atingem a região podem ter contribuído para agravar a situação.

Na rede pública, a diarreia é a condição mais comum no pronto-socorro, e a rede privada também registrou um crescimento no número de atendimentos nos últimos 60 dias.

Por isso, o Portal Norte ouviu, nesta sexta-feira (13), doutores sobre o assunto.

O dr. Wilson Marra, médico pediatra renomado em Brasília, afirmou que “os episódios ou surtos de quadros de diarreia e vômitos no DF, podem ter aspectos sazonais em decorrência de fenômenos climáticos que facilitam a transmissão dos patógenos”.

Além disso, o doutror explicou que nos casos das infecções virais que acometem o trato gastrointestinal, “a transmissibilidade é facilitada por diminuição da umidade do ar e do calor, fazendo com que as partículas virais e as gotículas aerossolicas sejam disseminadas, com consequente contaminação pelas vias aéreas”.

Ele acrescentou ainda que “há, a partir daí, uma cadeia de contaminação através da pouca higiene das mãos, alimentos e contatos pessoais, fechando um ciclo que perpetua o surto por dias ou até alguns meses em toda a cidade”.

Além de ter importante atuação no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), Marra atende a gerações de pacientes em sua clínica particular, que mantém há 45 anos.

Arthur Seabra, clínico geral e coordenador da Emergência do Hospital Santa Lúcia, o maior pronto-socorro da rede privada do DF, destacou que o número elevado de casos de infecção gastrointestinal tem se mantido nos últimos 60 dias.

Adicionalmente, o doutor Seabra reforçou que as infecções acontecem “possivelmente por fatores associados ao clima quente, frutas, verduras e legumes higienizados inadequadamente, os alimentos deterioram mais rápido devido ao calor intenso. Também ocorre transmissão entre pessoas devido à higiene precária das mãos”.

Por fim, ele frisou que “nas duas últimas semanas piorou um pouco mais o número de casos, mas disse que ainda não há surto de diarreia e vômito no DF, mas destacou que, apesar da situação preocupante: “estamos perto”.

Surtos de diarreia

Um surto de diarreia se caracteriza por um aumento nas evacuações e fezes mais líquidas, com pelo menos três episódios em 24 horas.

Além disso, podem aparecer outros sintomas:

  • Cólicas abdominais
  • Dor abdominal
  • Febre
  • Sangue ou muco nas fezes
  • Náusea
  • Vômitos

Segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), a desidratação é o principal perigo em casos de diarreia e vômito, por isso alerta que é importante ingerir fluidos. Em alguns casos, pode ser necessário repor a perda eletrolítica com soro.

De acordo com o ministério da Saúde (MS), qualquer pessoa, de qualquer faixa etária e gênero, pode manifestar sinais e sintomas.

A SES-DF informou que, neste ano, ocorreram dois surtos de doenças diarreicas. O primeiro surto, que aconteceu em abril, afetou 38 pessoas, principalmente crianças de 2 a 10 anos.

Por outro lado, o segundo surto foi registrado em agosto e envolveu 24 pessoas, principalmente crianças.

“A SES reforça que em caso de sintomas, é importante iniciar a hidratação com líquidos, como água, água de coco, sucos, dietas mais leves e buscar ajuda em atendimentos em Unidades de Saúde, antes do agravamento do quadro, antes de aparecerem desidratações graves, atentando para os grupos mais vulneráveis, crianças e idosos”, informou em nota.

Complicações

A desidratação é a principal complicação e, segundo o MS, se não for corrigida rapidamente e adequadamente, pode se agravar.

Além disso, os cuidados devem ser maiores especialmente em crianças e idosos. O paciente com diarreia deve ficar atento e retornar imediatamente ao serviço de saúde se não melhorar ou se apresentar qualquer um dos sinais e sintomas a seguir:

  • Piora da diarreia
  • Vômitos repetidos
  • Muita sede
  • Recusa de alimentos
  • Sangue nas fezes
  • Diminuição da urina

Relato

Leonardo Pacifico de Oliveira Abreu, de 9 anos, enfrentou 12 dias de virose e várias idas ao hospital.

Segundo sua mãe, Carla Theophilo Abreu, ele teve episódios severos de diarreia, febre e vômitos nas últimas semanas.

Ela explicou ao Portal Norte que a febre desapareceu nos dias seguintes, mas a diarreia persistiu, começando a mostrar sinais de melhora após alguns dias.

“Na segunda-feira seguinte, ele começou a vomitar e, na terça-feira, a diarreia voltou”, disse. Ainda segundo Carla, na semana seguinte, uma febre alta voltou, atingindo quase 39°C.

“Nesse dia, após cinco idas ao hospital para receber soro devido ao estado de debilidade, os médicos solicitaram exames pela primeira vez. No entanto, os resultados dos exames não mudaram o tratamento oferecido no hospital inicial”, completou Carla.

Com a falta de progresso, os exames foram feitos em um segundo hospital para uma segunda opinião. Somente no domingo seguinte, Leonardo se recuperou completamente após 12 dias de diarreia contínua.

Seca e calor no DF

O DF vive uma das piores secas dos últimos anos e completou 142 dias se chuva.

Nesta sexta-feira (13), a previsão do tempo indica mais um dia de calor e a temperatura deve alcançar 31°C à tarde.

Além disso, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 70%. Até o momento, não há previsão de chuva.

Nesta quinta-feira (12), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou temperatura máxima de 32ºC. Pela manhã, a umidade relativa do ar estava em torno de 60%, mas durante a tarde caiu para 15%.

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.