O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobrevoou neste domingo (15) o Parque Nacional de Brasília, afetado por um incêndio.
A primeira-dama, Janja da Silva, acompanhou o presidente.
O Corpo de Bombeiros ainda não estimou a área afetada. No entanto, a corporação confirmou que o incêndio, que começou por volta das 11h, foi de grande porte.
Lula destacou que “ o governo federal está atuando junto com o Corpo de Bombeiros do DF para ajudar no combate às chamas”.
Além disso, ele afirmou que vai se reunir nesta segunda-feira (16) com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva para discutir ações.
“O Ministério da Saude tem dado orientações para se proteger da fumaça, e amanhã irei me reunir com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o núcleo de governo para discutirmos mais ações para lidarmos com essa emergência climática”, escreveu nas redes sociais.
A fumaça foi vista de longe por moradores de todo o Distrito Federal.
Nas rede social Bluesky, o presidente fez um post do sobrevoo:
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o incêndio começou no limite do Parque Nacional de Brasília com a Granja do Torto, onde fica a residência oficial da Presidência da República.
Como o fogo chegou próximo a algumas casas na região, moradores usaram baldes de água para combater as chamas.
“Atualmente, estamos combatendo o fogo nos flancos e na retaguarda. No entanto, a cabeça do fogo está forte devido às condições de temperatura, umidade e vento. Portanto, devemos combater a cabeça à noite”, informou o ICMBio.
Por fim, o ICMBio estima que uma área de 1,2 mil hectares foi afetada pelo fogo.