Um incêndio no Parque Nacional de Brasília, que começou no domingo (15), deixou a manhã de segunda-feira (16) densa na capital federal.

Os bombeiros começaram a combater o incêndio às 11h20, mobilizando 30 militares. Além deles, 15 brigadistas do Instituto Chico Mendes (ICMBio) e cinco do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) também foram acionados.

Ainda não se sabe o que causou o incêndio. De acordo com o ICMBio, o fogo atingiu cerca de 1,2 mil hectares.

A região afetada pelo fogo equivale à área de cerca de 1,6 mil campos de futebol.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobrevoou neste domingo o Parque Nacional de Brasília, afetado por um incêndio, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva.

Além disso, ele afirmou que vai se reunir nesta segunda-feira (16) com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva para discutir ações.

“O Ministério da Saude tem dado orientações para se proteger da fumaça, e amanhã irei me reunir com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o núcleo de governo para discutirmos mais ações para lidarmos com essa emergência climática”, escreveu Lula nas redes sociais.

Além da fumaça que toma conta da cidade, Brasília enfrenta mais um dia de calor intenso, com temperaturas entre 18°C e 32°C e umidade média de 34%.

Por fim, a Polícia Federal abriu um inquérito para apurar as causas do incêndio. Mauro Pires, presidente do ICMBio, afirmou que alguém provocou o incêndio de forma criminosa.

Fumaça

A exposição prolongada à fumaça, especialmente se contiver substâncias tóxicas, pode causar graves problemas de saúde.

Além disso, embora inalar pequenas quantidades de fumaça geralmente não cause danos permanentes, a inalação prolongada ou de substâncias químicas perigosas pode levar a complicações severas.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.