Os incêndios que atingem o Distrito Federal vão além dos que atingiram o Parque Nacional de Brasília.
Nesta segunda-feira (16) o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM-DF) atendeu 32 chamados de incêndios florestais em diversos pontos da cidade.
No final da tarde, um incêndio assustador atingiu uma área de vegetação perto do Parque Nacional.
Uma motorista que passava pelo local, ao final do Eixo Monumental, sentido oeste, fez o vídeo a seguir:
Incêndios no DF
O Governo do Distrito Federal (GDF) determinou que o Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal (CBMDF) suspenda as férias, abonos anuais, dispensas e autorizações para participação em cursos e seminários dos profissionais.
Além disso, o governador Ibaneis Rocha anunciou essa medida nesta segunda-feira (16) devido à extrema necessidade de mobilização total da corporação para enfrentar os vários focos de incêndios florestais no DF.
Incêndio no Parque Nacional
No começo da noite desta segunda-feira (16), a área atingida era de 2 mil hectares, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O fogo no Parque Nacional de Brasília se aproxima de residências e está fora de controle.
Além disso, Brasília permanece encoberta de fumaça. A região norte é a mais prejudicada, pela proximidade com o Parque.
De acordo com Mauro Oliveira Pires, presidente do ICMBio, o incêndio em Brasília é criminoso.
O Distrito Federal enfrenta 146 dias consecutivos sem chuvas, dificultando o combate ao fogo e favorecendo a rápida propagação das chamas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o período de seca mais severa ocorreu em 1963, quando não houve precipitação por 163 dias.