Ícone do site Portal Norte

Acesso ao X, antigo twitter, pode ser liberado no DF com uso de VPN

Antigo Twitter poderá ser liberado em breve.

Antigo Twitter poderá ser liberado em breve. Foto- Fernando Frazão/ Agência Brasil

O deputado distrital Thiago Manzoni (PL) protocolou um projeto de lei que visa liberar o acesso ao X, antigo twitter, com uso de VPN.

Segundo o deputado, “as pessoas têm o direito de expressar aquilo em que acreditam, de ter livre iniciativa, comprar, vender, inclusive por meio das redes sociais”.

Além disso, de acordo com o texto, a medida do Supremo Tribunal Federal (STF) “revela-se inconstitucional, ilegal e contra os valores democráticos”.

Isso porque, segundo o deputado, afrontaa artigos da Constituição Federal, que garantem o respeito aos princípios.

“É a obrigação de todo parlamentar defender a liberdade, zelar pela Constituição Federal. Este projeto de lei é um grito pela defesa da Liberdade”, afirmou Manzoni.

Por fim, ele também justificou que, ao autorizar o uso de VPNs, o DF estará exercendo não só a sua competência legislativa, mas também a defesa das liberdades individuais.

Entenda a suspensão do X no Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, ordenou a transferência de R$ 18,35 milhões bloqueados das contas do X e da Starlink para a União.

Além disso, ele decidiu que esse valor seria usado para pagar as multas aplicadas às empresas de Elon Musk.

Em seguida, determinou o desbloqueio das contas após a quitação das dívidas.

No entanto, a decisão não explicou como isso afetaria o funcionamento do X no Brasil.

Consequentemente, o X, antigo Twitter, pode ser liberado no país a qualquer momento.

A rede social está inacessível no Brasil desde o dia 31 de agosto.

Além de bloquear o acesso à rede social, o ministro estabeleceu uma multa diária de R$ 50 mil para pessoas e empresas que usarem uma VPN para contornar a suspensão e acessar a plataforma.

Inicialmente, Moraes também proibiu aplicativos de VPN, mas depois decidiu manter apenas a multa para quem usasse o recurso para driblar a suspensão do X.

Embora usar uma VPN não seja ilegal no Brasil, ela não isenta o usuário de responsabilidades se ele realizar atividades ilegais online.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.

Sair da versão mobile