Em reunião com os chefes dos Três Poderes, no final da tarde desta terça (17), Lula admitiu que o Brasil não estava 100% preparado para cuidar da crise climática que o país está sofrendo.
A reunião foi convocada por Lula para uma revisão no conceito que cada um dos ministros e representantes do poder têm sobre a questão climática no Brasil.
“Nós tivemos um agravamento da situação no Brasil. Ainda não podemos falar que são ações criminosas, mas há indícios fortes. São poucos os estados que têm preparação para lidar com as queimadas”, destacou o presidente.
Durante o encontro, Lula ainda comentou sobre o aumento dos focos de fogo pelo país, com destaque para as queimadas no Parque Nacional de Brasília.
“Só para ter uma ideia: a seca no Pantanal é a maior em 73 anos. E a seca na Amazônia é a maior em quase 50 anos”, completou.
Para ele, essa situação é um recado da natureza sobre a negligência humana com o meio ambiente. Lula ressaltou que o cuidado com os bens naturais é dever de todos.
“Daí a necessidade da gente discutir com um pouco mais de profundidade propostas novas para cuidar do meio ambiente, comportamentos. E ao mesmo tempo, começar a pensar mais seriamente na diminuição de gases de efeito estufa, se a gente quiser viver em um planeta melhor”, concluiu.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.