O governo federal pediu apoio internacional no combate aos incêndios que atingem todo o país. Os países acionados por meio de representações diplomáticas são Paraguai, Colômbia, México, Peru, Uruguai, Chile, Canadá e Estados Unidos.
A informação foi divulgada nesta segunda (17) pela CNN. O Uruguai já respondeu a solicitação de ajuda e sinalizou que pode enviar uma aeronave, além de doar 40 mil litros de líquido extintor de incêndio.
Na semana passada, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), já havia contatado a Agência Brasileira de Cooperação, ligada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Ela verificou a possibilidade do envio de aeronaves de países parceiros para serem utilizados no transporte de brigadistas e de equipamentos nas operações de combate ao fogo.
O MRE instruiu às embaixadas brasileiras nesses países a “realizar consultas urgentes” sobre possíveis ações de cooperação em resposta à ministra.
Ações no Brasil
Na manhã desta terça (17), o presidente Lula convocou reunião com os chefes dos Três Poderes para tratar dos incêndios florestais.
Segundo o Planalto, a reunião visa planejar ações para combater as queimadas com a colaboração dos outros poderes.
Além disso, o governo planeja anunciar uma série de medidas provisórias (MPs) assinadas por Lula. Entre elas, um socorro financeiro para os produtores rurais afetados pela intensificação das queimadas.
Em entrevista ao “Bom Dia Ministro” da EBC, Marina Silva afirmou que o Brasil tem cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados sob risco de pegar fogo e pediu penas mais duras contra incêndios criminosos.
Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.