O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta terça-feira (17) dados alarmantes sobre a situação dos incêndios florestais no Brasil.
O Brasil registrou 2.329 focos de incêndio, conforme dados divulgados pelo sistema BDQueimadas.
De acordo com o Instituto, a Amazônia foi a região mais afetada, com 1.378 focos, o que representa 59,2% do total.
Dos seis biomas brasileiros, quatro enfrentaram grandes incêndios. O Cerrado, por exemplo, registrou 844 focos, quase 40% do total.
Além do aumento nos incêndios, o país enfrenta uma seca histórica, a pior estiagem dos últimos 44 anos, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Focos de incêndio
O Norte é a região que tem mais focos de incêndios, com o dobro de registros em relação ao mesmo período do ano passado.
Em seguida, está a região Centro-Oeste, com quase 60 mil focos, número também equivalente ao dobro do registrados em 2023.
No Distrito Federal um incêndio em grande escala atinge o Parque Nacional de Brasília. Com isso, a capital federal está coberta por uma capa de fumaça.
Já entre os estados da Federação, Mato Grosso, Pará e Amazonas lideram o número de focos de incêndios. Por outro lado, o Amapá registra o menor número entre todos os estados brasileiros.
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.