Nesta terça-feira (17), pelo segundo dia consecutivo, Brasília amanheceu tomada pela fumaça de incêndios. O incêndio de grandes proporções no Parque Nacional de Brasília formou uma parede de fogo no Norte da capital federal e ainda está fora de controle.
A Polícia Federal investiga a origem do incêndio no Parque Nacional de Brasília, que já consumiu 700 hectares da área protegida.
O Parque Nacional está sob a responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.
Ontem, Mauro Oliveira Pires, presidente do Instituto Chico Mendes (ICMBio), afirmou que o incêndio em Brasília é criminoso.
Aviões e helicópteros lançaram água para conter as chamas durante toda a madrugada.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou nesta segunda-feira a suspensão das férias dos bombeiros para auxiliar no controle do fogo.
Além disso, escolas também suspenderam as aulas por causa da fumaça e péssima qualidade do ar.
Segundo ele, as equipes do DF também serão deslocadas para áreas com risco de incêndio para realizar trabalhos de prevenção.
Além das chamas no Parque Nacional, queimadas simultâneas ocorrem por todo o Distrito Federal.
Por fim, como não há previsão de chuva em Brasília, a situação deve continuar até que o fogo seja controlado.
Nesta terça-feira (17), Brasília deve enfrentar mais um dia marcado por temperaturas elevadas e umidade extremamente baixa, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A situação agrava ainda mais a situação da fumaça e dos incêndios.
Medidas de combate ao fogo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir nesta terça-feira (17) no Palácio do Planalto, com chefes dos Poderes para discutir ações.
Além disso, o governo deve anunciar hoje medidas para combater as queimadas e amenizar a situação do fogo que se alastra pelo Brasil e por Brasília.
Entre os convidados para a reunião estão os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.
Cuidados com a fumaça
O Ministério da Saúde recomenda os seguintes cuidados com a fumaça:
- Beber mais água e líquidos para proteger o sistema respiratório.
- Reduzir ao máximo o tempo de exposição à fumaça, permanecendo em casa com ventilação ou purificadores de ar.
- Manter portas e janelas fechadas para impedir a entrada de partículas no ambiente.
- Evitar atividades físicas nos horários mais críticos, especialmente entre 12h e 16h.
- Usar máscaras, lenços ou bandanas para proteger o nariz e a boca da exposição a poluentes.
- Redobrar os cuidados com crianças menores de 5 anos, idosos com mais de 60 anos e gestantes
Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.